memória
Como Cine8 (hoje ..Cinema8ito..) nós existimos desde 2000, realizando mostras em SP, Rio, Brasília e Porto Alegre e outras com o nome de Filme Livre e depois Livre Olhar e Cinema Desconstrução. Tínhamos um e-zine que chegou a ter 3 publicações on paper, o Cine8 de papel.
Nossas mostras foram muitas e chegamos a ser reponsáveis pela Mostra de Super 8 do Festival de Gramado por 3 anos.
Como Livre Olhar, no formato competitivo, já com o nome de FLõ, o primeiro festival ocorreu em 2003, tendo Porto Alegre - RS como ponto de partida, onde povoou salas, espaços de cultura e arte, espaços públicos e locais inusitados, depois partindo para mostras itinerantes. Nesse formato o festival ocorreu até 2010, viajando para dezenas de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Barcelona, Tókio e muitas outras capitais e interiores do Brasil. Por vezes, o FLõ ganhava o sobrenome de “Cinema na Mochila”, como aconteceu em Goiânia, Cuiabá (cidade que visitamos 3 vezes), Natal, Belo Horizonte e outras.
Em 2010, após várias mostras com características VJ naquele ano, já assumidamente cria do cinema expandido, ficou decidido que o festival ficaria parado por alguns anos, voltando AGORA, em 2017 com três forças definidas: a identidade marcada pela multi-expressão bem mais assumida; a opção pelo financiamento coletivo definindo o público como parte mais ativa do festival; dedicado a falar sobre diversidade e liberdade no sentido amplo, social e ativista, não apenas no que se refere à estética das obras.
Durante esta edição de retorno, acontecerão mostras e eventos paralelos ilustrando a memória do festival. O público poderá assistir filmes de antigos homenageados, obras premiadas no festival, entre outros momentos que contarão sobre a trajetória do festival e de seus principais envolvidos.
Três dos homenageados de antigas edições do FLõ já estão falecidos: Ozualdo Candeias, Carlão Reichembach (presentes no FLõ 2003) e Ricardo Miranda (homenageado em 2007). Por isso a Leso Vídeo Filmes de Jundiaí-SP, parceira desde as primeiras ações do Livre Olhar, está preparando um documentário sobre a participação destes cineastas em nosso festival.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.
Descreva sua imagem.