top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White SoundCloud Icon
Buscar

MEMÓRIA

  • biAh weRTher
  • 19 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

AGORA VOCÊ É PARTE ATIVA DESTA HISTÓRIA!

 

Como Cine8 (hoje Cinema8ito) nós existimos desde 2001, realizando mostras em SP, Rio, Brasília, Porto Alegre e várias outras cidades com o nome de Filme Livre, Livre Olhar ou Cinema Desconstrução.

No formato competitivo, já com o nome de FLõ festival do livre olhar, o primeiro festival ocorreu em 2003, tendo Porto Alegre - RS como ponto de partida, onde povoou salas, espaços de cultura e arte, espaços públicos e locais inusitados, depois partindo para mostras itinerantes. Nesse formato o festival ocorreu até 2010, viajando para dezenas de cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Barcelona, Tókio e muitas outras capitais e interiores do Brasil. Por vezes, o FLõ ganhava o sobrenome de “Cinema na Mochila”, como aconteceu em Goiânia, Cuiabá (cidade que visitamos 3 vezes), Belo Horizonte e outras.


Em 2010, após várias mostras com características VJ naquele ano, já assumidamente cria do cinema expandido, ficou decidido que o festival ficaria parado por alguns anos, voltando AGORA, em 2017 com três forças definidas: a identidade marcada pela multi-expressão bem mais assumida; a opção pelo financiamento coletivo definindo o público como parte mais ativa do festival; dedicado a falar sobre diversidade e liberdade no sentido amplo, social e ativista, não apenas no que se refere à estética das obras.


Durante esta edição de retorno, acontecerão mostras e eventos paralelos ilustrando a memória do festival. O público poderá assistir filmes de antigos homenageados, obras premiadas no festival, entre outros momentos que contarão sobre a trajetória do festival e de seus principais envolvidos.


Três dos homenageados de antigas edições do FLõ já estão falecidos: Ozualdo Candeias, Carlão Reichembach (presentes no FLõ 2003) e Ricardo Miranda (homenageado em 2007). Por isso a Leso Vídeo Filmes de Jundiaí-SP, parceira desde as primeiras ações do Livre Olhar, está preparando um documentário sobre a participação destes cineastas em nosso festival.


(Na imagem, um dos cartazes do FLõ Barcelona, 2008)


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
FLõ festival do livre olhar
bottom of page